Minha próxima publicação, começa assim...

Destinado a quem quer iniciar os estudos da ciência musical, oferecendo conhecimentos básicos e necessários sobre história, física, gramática, arquitetura, matemática, química, geometria etc., fundamentais para a o entendimento dos sons, da acústica e da teoria musical, possibilitando adquirir habilidades de composição, instrumentação, escrita e execução de partituras.

Sinopse

Começaremos apresentando a história da música com elementos que a compõe; forma, métrica, harmonia, textura, gênero e escala (o primeiro estará obvio, a escala temporal; algumas vezes ascendente e outras descendente e, estranhamente conectadas, com a forma aleatória),

Há 1.6 milhão de anos, quando os primeiros hominídeos dominaram o fogo e migraram para uma alimentação mais nutritiva que promoveu o surgimento do intelecto. Os idiomas ainda não existiam e a comunicação acontecia por grunhidos, a intensidade e o tom dos sons ditavam o contexto das situações, a histeria anunciava as ameaças e os momentos pacíficos, quase silenciosos, a calmaria.

Há 45.000 anos atrás, em uma caverna da Indonésia, data o marco do início da evolução intelectual, a pintura rupestre mais antiga do mundo, um javali. Este desenho feito na parede, utilizando um campo de materiais harmônicos que estavam ao alcance (pigmentos originados de cinzas, sumo de sementes, folhas trituradas e argila) quando iluminado pela luz trêmula, branda e acolhedora de uma fogueira, contava as estórias de caça de um grupo e servia de inspiração para as futuras gerações.

O primeiro instrumento musical data de 35.000 anos atrás, uma flauta de osso com marcações para as quatro primeiras notas musicais, encontrada na Alemanha.

No ínterim de 10.000 anos, entre uma descoberta e outra, existem evidências de poucos conflitos entre os grupos prototribais, pequenos e nômades, que apenas migravam de uma região para outra em busca de melhores condições de subsistência. Logo foram criados assentamentos e se tornaram tribos instaladas na selva, em oásis nos desertos e os mais afortunados encontraram morada ao longo dos rios. Puderam, então, desenvolver uma cultura com um sistema de obediência social hierárquica, cerimônias (de maturidade, de casamento e de cura), surgiram as primeiras plantações e alguns animais foram domesticados.

Como parte dessas cerimônias, se conectavam com a natureza para celebrar as safras, enfeitando seus corpos e reproduziam os sons da floresta usando instrumentos musicais primitivos. batiam seus pés contra o chão para marcar um ritmo, pois o tempo ainda não existia, tudo era orquestrado pela vontade de um mestre cerimonial. Um exemplo perfeito das tradições tribais que resistiram ao tempo é o Kuarup, realizado por tribos indígenas brasileiras do Alto Xingú.

Depois do estabelecimento das tribos ao longo do rio Nilo, muitas se enfrentaram pelo domínio territorial, as mais fortes se tornaram cidades e, na escala evolutiva ascendente da história, as grandes civilizações nasceram. Seguindo o curso de suas águas até o seu delta e avançando um pouco no tempo, vamos visitar a Mesopotâmia para conhecer o poema épico mais antigo de todos os tempos, contendo a história do rei de Uruk, Gilgamesh, são contos e lendas sobre seus grandiosos feitos heroicos em sua busca pela imortalidade, transmitidos verbalmente de geração em geração, uma epopeia compilada no século VII em 12 tábuas de argila e contendo cerca de 300 versos. Durante o período Homérico Grego foram escritas a Ilíada que narra as estórias de Aquiles durante a Guerra de Troia e a Odisseia, o retorno de Ulisses para a Grécia. No Egito Antigo, final do século III acontece o primeiro evento teatral encenando um diálogo sobre o mito de Osíris e Ísis. Em Roma, a Eneida, de Virgílio, foi escrita como uma resposta direta as obras de Homero. Muitos outros poemas foram escritos e vamos dar atenção a uma em especial, Os Lusíadas, de Luís de Camões, epopeia de origem portuguesa que servirá para o estudo da métrica poética, quando o tema 'letra', tiver a sua vez, no capítulo de composição musical, por existir um estudo muito bom a seu respeito e pela proximidade linguística.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Degustação - uma "palhinha" do livro

Quem é H. M. Tamashiro?